quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Palestra na UERGS: A Hora do Griô

Na sexta-feira, dia 31 de outubro, estive participando da 2ª Mesa Redonda: Teoria e Prática da Formação do Leitor na 60ª Feira do livro. A atividade foi realizada, na UERGS, em Porto Alegre. O convite foi realizado, pela Professora Me. Ana Carolina Martins. Na oportunidade, discorri sobre o projeto "A Hora do Griô". Este projeto foi desenvolvido na Escola Arnaldo Reinhardt, na Vila Iguaçu, em 2007 e 2008. E, atualmente, na Escola Eugênio Nelson Ritzel.
 
O que significa Griô?
Griô ou griot's é uma palavra de origem francesa. Eles são formados na arte de repassar as novas gerações o conhecimento, por meio da oralidade através da poesia, da música e da contação de histórias. São chamados de guardiões da tradição oral do seu povo. Eles tem sua origem principalmente na África Ocidental.
 
Por que surgiu o projeto?
Os registros oficiais da história de Novo Hamburgo remetem à cultura germânica. Neste sentido, os demais grupos étnicos ficam invisíveis. Por isso, julguei importante implementar o projeto "A Hora do Griô". Ele possibilitou a participação de moradoras das localidades estudadas: Vila Iguaçu e Loteamento Kephas. É a reescrita da história, com as vozes da comunidade.
 
Objetivos do projeto
 
- Fomentar discussões referente às diferentes histórias que nos constituem;
- Instigar à reflexão sobre a constituição étnica da cidade;
- Valorizar as diferentes histórias formadoras da nossa cultura;
- Reconhecer-se sujeito histórico;
- Construir um elo de proximidade, de afeto e de laços de história com as convidadas griôs;
- Relacionar a história do livro "Quarto te Despejo", de Carolina Maria de Jesus e a Hora do Griô;
- Estimular a leitura e a escuta das histórias dos seus antepassados, visando a valorização destas vozes.
 
Como foi a palestra?
Amei, tive uma ótima acolhida. Foi muito bom estar com este grupo de profissionais da educação partilhando uma experiência construída em sala de aula.  (Maria Ester)
  







Nenhum comentário:

Postar um comentário