sábado, 6 de setembro de 2014

Racismo no Futebol

A sociedade é contraditória, estou utilizando um eufemismo. O correto é dizer: É HIPÓCRITA. Tenho acompanhado algumas manifestações sobre o caso envolvendo o jogador Aranha dos Santos. Não tenho como não acompanhar, pra qualquer lado que se vira é o assunto do momento. Diante disto, ficam alguns questionamentos:
- Qual a relação entre negros e macacos, considerando que existem macacos de todas as cores. Me dei ao trabalho de pesquisar na internet sobre isto. Inclusive tem um quilombo em Portão, que tem como nome Quilombo Macaco Branco. É isto mesmo. Pois bem, temos que desqualificar estas manifestações. Além do mais, provavelmente estas pessoas que gritam e xingam chamando jogadores negros de macaco devem ser as mesmas que dizem que somos oriundos do macaco. Onde elas ficam nesta história?
Bem, como diz minha aluna Eduarda, risos, ontem li que o jogador ofendido chamou todo o povo gaúcho de racista. Barbaridade tchê! Outra manifestação preconceituosa. Não olhei o fantástico, retiro o escrito se não conferir com a sua entrevista. Infelizmente o racismo está impregnado em todos os lugares, em todos os Estados, em todos os clubes de futebol. Isto não é privilégio (é uma ironia), do Sul. As estatísticas comprovam isto, o que dizer da Bahia, que tem a maior população negra no país e tem o maior extermínio de jovens negros? O que dizer de casos veiculados pela mídia envolvendo abordagens desastrosas da polícia de São Paulo e do Rio de Janeiro (não refere-se à corporação, mas aos maus profissionais, que encontram-se em todas as profissões)? É no sul? Não, e nisto não quero dizer que aqui não tenha. Tem sim, mas não é só aqui.
Vamos combater sim o racismo, mas não cometendo outro preconceito. Que seja banido o RACISMO, de todos os espaços sociais. Será que conseguiremos um dia? Ontem estava conversando com minha sobrinha sobre Martin Luther King, Rosa Parks e Nelson Mandela - referências de resistência e luta. Infelizmente o dia que King desejou ainda não chegou. Continuamos lutando, para que nossos sonhos venham ser concretizados no futuro, porque no presente ele é tão somente um sonho. Obrigada, por ler este comentário até o fim. Um ótimo sábado a todos e todas, Maria Ester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário